A Universidade Aberta - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) disponibiliza um REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) sobre Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário.

Este REP@ disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação.

Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.

Procura-se:

  • apresentar de forma muito breve um conjunto de ideias chave no que se refere à avaliação das aprendizagens com recurso às tecnologias digitais;
  • elencar um conjunto de ferramentas digitais que podem ser utilizadas;
  • disponibilizar alguns exemplos de avaliação digital, com indicações da respetiva finalidade e modo de uso, quer para avaliação de conhecimentos, quer de competências num âmbito mais abrangente;
  • identificar aspetos éticos a ter em conta em qualquer situação de avaliação pedagógica, nomeadamente na avaliação digital.

Acesso gratuito:

Infante.png
Tuesday the 1st. Designed by Cajó